Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto recebe uma versão infantil do tradicional presépio de Natal. Símbolo de esperança, a peça foi confeccionada e doada carinhosamente pelo artista plástico e colaborador da Famerp Onivaldo Bizuti, o Seu Bizuti, de 74 anos. A obra está exposta na recepção da Emergência do HCM, e tem todos os seus personagens representados por imagens infantis.
O presépio ainda é todo revestido por um acrílico, o que permite que a obra seja levada até os quartos para que as crianças que não podem descer até a recepção tenham a oportunidade de interagir com a peça. Segundo Seu Bizuti, a doação do mini presépio tem o objetivo de tornar um pouco mais leve a estadia dos pequenos por ali. “Se servir como uma distração para as crianças, mesmo que por um breve momento, as fazendo esquecer um pouco de suas doenças, já ficarei muito feliz”, diz.
A obra apresenta imagens dos Três Reis Magos, Maria, José e o Menino Jesus, em um cenário adornado com casas, torres, velas e igrejas meticulosamente confeccionadas à mão por Seu Bizuti. “Gosto muito de crianças, e me sinto honrado em transmitir a elas por meio da arte uma mensagem de carinho e esperança”, completa o artista.
O mini presépio foi recebido com alegria no HCM e tem gerado um impacto positivo nas crianças e acompanhantes que passam todos os dias por ali. “Este presépio foi feito carinhosamente pelo Seu Bizuti e especialmente para o HCM. Para as crianças, ele promove um momento de distração e até mesmo de conhecimento, e para os pais ou acompanhantes, ajuda a relembrar o significado do Natal, que é de amor, união e paz”, conta a Gerente de Facilities, Hotelaria e Hospitalidade do HCM, Silvia Kawata.
Três décadas de tradição
Colaborador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) há 55 anos, Seu Bizuti também é o responsável pela tradicional montagem anual do presépio da instituição, que nesse ano de 2024 completa 30 anos. “Desde 1994, todos os anos me sinto realizado em poder dar continuidade nessa importante tradição, que simboliza um pouco de paz em tempos de tanta violência”, conta Bizuti.
O tradicional Presépio de Natal da Famerp tem 4 metros de extensão e imagens dos Três Reis Magos, Maria, José e o Menino Jesus, em um cenário com casas, torres, velas e igrejas feitas artesanalmente por Seu Bizuti. Todos que passam pelo laboratório de preparação bioquímica, onde o presépio está montado, assinam um livro ao fim da visita como forma de registrar o momento especial. Segundo Bizuti, todos os anos cerca de 500 pessoas visitam a obra.
As exposições dos dois presépios já estão abertas para alunos e profissionais da Famerp, além de pacientes e acompanhantes do HCM. As peças permanecem em exibição até janeiro.