Ação de ONG e empresas traz autoestima a mulheres e crianças que estão em tratamento no Instituto do Câncer (ICA) - Hospital da Criança e Maternidade

Ação de ONG e empresas traz autoestima a mulheres e crianças que estão em tratamento no Instituto do Câncer (ICA)

23/11/2017

Num misto de alegria e ansiedade, a pequena Ana Carolina Carvalho Gimenes, 5 anos, foi até o Instituto do Câncer , ICA, do Hospital de Base (HB) de Rio Preto, na manhã de hoje, para ver de perto o caminhão “Banco de Perucas”, da ONG Cabelegria, que recolhe doações de cabelos e os transformam em perucas para mulheres e crianças em tratamento contra o câncer. O desejo da menina era conhecer uma destas perucas, já que doou seus cabelos há dois meses justamente para Campanha Somos Todos Um, que une a ONG às empresas HB Saúde, Bebidas Poty, Facchini, Usina Vale do Paraná, Indústrias Colombo, Shopping Iguatemi e o HB, resultando nesta entrega às pacientes do Instituto.

Durante todo o ano, voluntários entregaram suas doações no ICA. A instituição, por sua vez, mandou as madeixas para a ONG que, por fim, confeccionou as perucas e ofereceu às mulheres e crianças em tratamento no Instituto. Uma das pacientes a receber o novo cabelo foi Nathália Rodrigues, que luta desde março deste ano contra um câncer no ovário. Muito vaidosa e sempre maquiada, a paciente do ICA de apenas 26 anos, ficou apreensiva no início, mas gostou do resultado final. “Sou casada há três anos e sempre fui loira, de cabelos cacheados. Quando iniciei a quimioterapia e o meu cabelo começou a cair, cortei-o e doei para uma ONG. Hoje, decidi mudar, peguei uma peruca mais morena e de fios lisos. Acho até que realçou a cor do meu olho [verde]. Espero que meu marido goste tanto quanto eu”, anseia Nathália.

Mariana Robrahn, uma das fundadoras da Cabelegria diz que a ideia da ONG surgiu em 2013, quando sentiu a necessidade de fazer mais que doar os cabelos. “Comecei a juntar doações e, depois, fomos estudando a maneira mais correta de criar perucas e a juntar parceiros nesta jornada”, explica a fundadora. Hoje, até vídeo sobre como colocar e cuidar da peruca a voluntária posta nas redes sociais.

Solange Fernandes Cunha, supervisora do Serviço de Oncologia, diz que ações como estas transformam as perspectivas das pacientes. “O olhar delas muda. A forma de se enxergar e de se relacionar consequentemente também muda. É lindo ver como elas afloram. Esta ação muda a ambiência e traz mais esperança”, frisa Solange.

"O HB apoia ações como estas, pois somos uma entidade de saúde que busca cuidar dos pacientes de maneira multidisciplinar e global. Parabéns a todos os envolvidos", agradece a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco. Atualmente, o Instituto trata de cerca de 800 mulheres, das quais aproximadamente 100 perderam os cabelos.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >