Cirurgia Pediátrica do HCM – multidisciplinaridade e interdisciplinaridade em foco - Hospital da Criança e Maternidade

Cirurgia Pediátrica do HCM – multidisciplinaridade e interdisciplinaridade em foco

01/11/2022

Segundo o código de conduta e ética do complexo Funfarme, a Fundação Faculdade Regional de São José do Rio Preto, valores como altruísmo, autonomia, profissionalismo e, principalmente, trabalho em equipe são os pilares da nossa instituição.  Há um constante aprofundamento e aperfeiçoamento do conhecimento em determinadas áreas com a criação de especialidades, subespecialidades e fragmentação disciplinar, que trouxeram muitos benefícios para a assistência à saúde, contudo, especializações muito dirigidas ou focalizadas também podem provocar prejuízos na medida em que se perde a noção “da atenção global ao paciente”. Com a crescente consolidação do Hospital da Criança e Maternidade como centro de referência nacional para o atendimento às crianças portadoras de doenças complexas, entre elas as oncológicas, refletimos constantemente sobre a necessidade e o desafio em oferecer intervenções integradas na assistência à saúde, com postura humanizada e uma abordagem mais ampla e resolutiva. Diante do conhecimento sobre os vários níveis de “integrações disciplinares”, esta constante reflexão resgata algumas definições como “uma equipe atuando de forma multi e interdisciplinar”.

Seguindo este preceito, em algumas das nossas áreas de atuação os atendimentos ambulatoriais e os procedimentos operatórios são realizados nos mesmos espaços físicos e simultaneamente com as especialidades relacionadas, tendo como objetivo oferecer agilidade na assistência ao paciente, como proporcionamos na oncologia, doenças do fígado e vias biliares, urologia e nefrologia pediátrica, cirurgia torácica e unidade de transplante de medula óssea. Durante estes atendimentos contamos com a presença constante dos médicos das outras especialidades e equipes multiprofissionais, permitindo que as dúvidas sobre as condutas e orientações aos familiares sejam prontamente oferecidas e esclarecidas com a participação de todas as equipes. 

Neste contexto, além de todas as atividades desempenhadas pela Cirurgia Pediátrica que diariamente compreende avaliações dos pacientes internados, interconsultas solicitadas por todas as outras especialidades entre o subsolo e último andar do HCM (assistência multidisciplinar), reuniões multidisciplinares, atendimentos ambulatoriais na própria instituição e na rede de reabilitação Lucy Montoro, cirurgias eletivas, mutirões e operações de urgência;  no último mês alguns pacientes foram especialmente acolhidos e tratados de forma interdisciplinar, na qual, os médicos da nossa equipe trabalharam em conjunto com as equipes da Ortopedia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica, Urologia, Anestesiologia, Radiologia Pediátrica, Oncologia, Pediatria geral, Pneumologia Pediátrica, Terapia Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Obstetrícia (CIMEFE – Centro Integrado de Medicina Fetal), Oncohematologia (equipe do T.M.O.), Cuidados Paliativos Pediátricos, Enfermagem e Fisioterapia (imagens 1-5). 

Além de tudo, no mês de outubro, temos bastante para comemorar, celebramos o dia do Cirurgião Pediátrico (12 de outubro), alcançamos o recorde histórico de procedimentos cirúrgicos realizados pela equipe em um único mês (217), que beneficiaram 106 crianças e duas das nossas residentes foram aprovadas no exame para obtenção do título de especialista, junto a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (imagem 6). Estes são frutos que colhemos a partir de um planejamento de trabalho idealizado e implantado há alguns anos. Finalmente, agradecemos diariamente a Deus por prover a oportunidade de trabalhar em conjunto com profissionais de excelência, numa instituição que acima de tudo respeita a vida, permitindo assistência digna e vida longa para as crianças do nosso país. Como diz a frase cunhada no nosso centro obstétrico, “Quando trabalhamos coletivamente em prol de um objetivo, conquistamos o impossível”. Muito obrigado!

ARTIGO ESCRITO PELO DR. ADRIANO LUÍS GOMES
CHEFE DA EQUIPE DE CIRURGIA PEDIÁTRICA

LEGENDA DAS FOTOS:

Imagem 1: Paciente portador de extenso tumor acometendo as regiões cervicais e face anterior do tórax do lado esquerdo, englobava clavícula, plexo braquial e vasos subclávios. Durante a operação trabalharam em conjunto as equipes de enfermagem (Ana Carolina, Grazieli, Eunice), anestesiologia (Eneida e Carolina), ortopedia (Walter Pena, Luiz Gustavo), cirurgia torácica (Isaac), cirurgia plástica (Silvana), cirurgia vascular (Daniel Miquelin) e cirurgia pediátrica (Alexandre, Bianca e Heitor). As equipes da enfermagem, oncologia, radiologia, anatomia patológica, terapia intensiva, fisioterapia e psicologia contribuíram ativamente para o sucesso do tratamento global nos períodos pré e pós-operatórios.

Imagem 2: Paciente com pneumonia, necrose pulmonar e empiema, submetido a videotoracoscopia. Durante a operação atuaram em conjunto as equipes de enfermagem (Ana Carolina, Grazieli, Tiago), anestesiologia (Eneida), cirurgia torácica (Isaac) e cirurgia pediátrica (Danielle, Antonio, Eduardo). As equipes da enfermagem, pneumologia pediátrica, emergência pediátrica, pediatria geral, radiologia, terapia intensiva, fisioterapia e psicologia contribuíram ativamente para o sucesso do tratamento global nos períodos pré e pós-operatórios.

Imagem 3: Paciente com cálculo no ureter proximal, submetido a ureterolitotripsia com ureteroscopio flexível e laser.  Atuaram em conjunto na operação as equipes da anestesiologia, urologia e cirurgia pediátrica (Adriano, Waldomiro, Gabriel e Iryann). Na assistência global ao paciente, trabalharam as equipes da nefrologia pediátrica, enfermagem, radiologia e emergência pediátrica.

Imagem 4: Paciente com leucemia, em programação de transplante de medula óssea, submetida a implante de cateter venoso central de longa permanência e mielograma. Trabalharam em conjunto as equipes da enfermagem, anestesiologia, onco-hematologia (Laila e Nayana), cirurgia pediátrica (Bianca, Heitor e Lorena) e anatomia patológica. 

Imagem 5: Gestante e bebê com gastrosquise que foram acolhidos no Centro Obstétrico pelas equipes da anestesiologia (Daniel e Camila), Obstetrícia (Fabrício), Neonatologia (Maria Cristina Fleury e Fabiana Rossetti), Cirurgia Pediátrica (Adriano, Iryann e Heitor), Enfermagem (Érica, Bruna). Na definição diagnóstica as equipes da radiologia pediátrica e CIMEFE contribuíram na definição diagnóstica e orientação antenatal.

Imagem 6: Doutoras Mariana Girão Tauffer e Isabela Cristina Semensato Carloni aprovadas como especialistas em Cirurgia Pediátrica.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >