Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares - Hospital da Criança e Maternidade

Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares

16/01/2020

O complexo hospitalar da Funfarme é a segunda instituição que mais teve internações hospitalares entre todas as do Estado de São Paulo, no primeiro semestre do ano passado. É o que mostra levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado nesta quinta-feira, 16 de janeiro.

O Hospital de Base de Rio Preto (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e as outras unidades do complexo Funfarme fizeram 20.652 internações, entre janeiro e junho de 2019. É o segundo maior volume do Estado, menor apenas do que o do complexo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista, com 26.830 internações.

Os dados do TCE estão disponibilizados no Painel da Saúde – ferramenta desenvolvida pelo tribunal para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos. O painel é acessado por meio do link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.

No levantamento do tribunal, o complexo formado pelo HB e o HCM destaca-se também quanto ao número de leitos. Ocupa também o segundo lugar no Estado com 950 leitos, à frente de instituições de cidades maiores, como Campinas e Ribeirão Preto. Apenas o HC de São Paulo possui mais leitos, 1.455.

Para a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, a divulgação do levantamento pelo TCE é importante como exemplo de transparência da gestão pública do Estado e para ressaltar o que a comunidade da Funfarme e a população da região já sabem: que o complexo hospitalar formado pelo HB, HCM, ambulatório de especialidades, Instituto do Câncer, Hemocentro e unidade do Instituto Lucy Montoro é um dos maiores do Estado de São Paulo e do Brasil.

O complexo Funfarme está também entre as instituições que mais atendimentos realizaram no Estado, no primeiro semestre de 2019. Foram mais de 1,2 milhão de atendimentos nos seis meses, o que a coloca na sexta posição no levantamento do TCE.

O balanço do tribunal mostra que mais de 57 milhões de procedimentos – entre consultas, tratamentos, cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais – foram realizados nos 193 hospitais públicos, estaduais e municipais do Estado, no período. A amostra representa 31.115 leitos existentes e uma rede de atendimento que conta com um corpo de 28.179 médicos devidamente cadastrados no sistema.

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda; e abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou municípios. Não estão incluídos no painel os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

Do total, 53 unidades estão localizadas na Capital e 140 se encontram em 95 municípios do Estado.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >