HCM realiza ação do Programa Clean - Hospital da Criança e Maternidade

HCM realiza ação do Programa Clean

22/09/2022

Entre os dias 19 a 22 de setembro o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) participou de ações do Programa Clean. O evento institucional, multissetorial e multiprofissional foi idealizada pelo Recursos Humanos e, neste ano, chega em sua quarta edição. O objetivo da campanha é de proporcionar organização dos ambientes de trabalho, eliminar acúmulos e reduzir desperdícios, entre outros benefícios.

O projeto foi idealizado em meados do segundo semestre de 2009, pelo Assessor de Apoio e Administração, Helber Mateus da Silva. “A primeira edição foi realizada no final do mesmo ano e as demais nos anos de 2010 e 2011. A ideia inicial do programa era melhorar a apresentação dos ambientes, deixando-os mais limpos e organizados. No entanto, nossa experiência evidenciou que, além dos aspectos previstos como inicialmente ambiência, organização e limpeza, a ação contempla inúmeras outras questões, tais como saúde e segurança ocupacional, sustentabilidade e responsabilidade social”, explica.


A gerente de enfermagem do HCM, Michelle Achcar, também destaca a importância da ação. “Ela vem de encontro com toda a nossa parte organizacional, funcional e de redução de desperdício. Assim, conseguimos otimizar os custos, pois permite realocar recursos em lugares que realmente precisam, ao invés de mantê-lo estocado em outros setores, sem uso. A ideia é essa, organizar unidades, tirar excesso de materiais para colaborador trabalhar em um ambiente mais aconchegante”, explica.

Para incentivar os colaboradores de forma mais lúdica o Setor de Marketing e Comunicação desenvolveu um e-book. O conteúdo pode ser acessado na intranet.

A metodologia aplicada na ação de 2022 é baseada nos princípios da Filosofia Kaizen e, também, emprega o Método “5S”. "Este processo faz referência a cinco palavras japonesas que começam com a letra “S”. Seiri, (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Ordenação), Seiso (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Saúde e Higiene) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina). Através de medidas simples e eficazes, a implantação do Programa 5S estimula transformações organizacionais e comportamentais", destaca o assessor Helber Mateus.

Todo material coletado passará por avaliação se tem condições de reuso ou destinado ao descarte. “O que estiver em bom estado de conservação e funcionamento, ou que for passível de manutenção ou conserto, pode ser direcionado para outro setor ou unidade que precise. Aquilo que for passível de reciclagem ou de venda para empresas de sucatas e demais especialidades, serão convertidos em receita para a instituição. O que não tiver utilidade alguma, será devidamente descartado, seguindo as recomendações da legislação vigente”, finaliza Mateus.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >