Lançamento Livro Superações - Hospital da Criança e Maternidade

Lançamento Livro Superações

06/11/2023

Lançamento Livro Superações

Data: 09 de novembro de 2023

Local – Hall dos Elevadores – Prédio Principal Hospital de Base

Tema – Humanização no Complexo Funfarme

 

Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP) recebe lançamento de livro e exposição fotográfica de André François em sua homenagem

 

Imagens e histórias foram proporcionadas pelo projeto da Inspira Cultural, que utiliza a fotografia como ferramenta de transformação e arte com profissionais de saúde

O fotógrafo brasileiro André François lança, em novembro, o livro e a exposição fotográfica Superações, que conta a trajetória do Hospital de Base, de São José do Rio Preto (SP), e as histórias dos que trabalham e passam por ali. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Inspira Cultural, por meio da Lei Rouanet, em parceria com ONG ImageMagica e apoio da Facchini.

Inspirado pelos temas relacionados à saúde há 17 anos, o fotógrafo André François revela trajetórias e sentimentos de quem cuida e de quem é cuidado, mostrando essa conexão humana. A partir dessas histórias surgem grandes relatos de superação.

Abrigado em uma grande estrutura e especialista em casos de alta complexidade, há 44 anos, o HB encoraja milhares de pessoas a seguirem seus tratamentos e continuarem sua jornada. A superação é, então, o ato de seguir em frente e o que conecta todo o enredo do livro e da exposição, propiciando conhecer a fundo o funcionamento do hospital e o que pauta toda a sua trajetória: a dedicação e o cuidado de pessoas empenhadas em dar vida àquele local.

Na primeira parte de Superações, cenas captadas pelo olhar agudo de André François revelam instantes de dor, ansiedade, medo, alívio, ternura e afeto na rotina diária de um grande complexo hospitalar. Numa narrativa visual não linear, suas lentes desnudam a realidade de centenas de pessoas, trazendo à luz sentimentos ora de compaixão, ora de empatia ou beleza. Mais do que desvendar o drama da saúde pública, mais do que compreender os desafios de quem cuida e trata, François, com sua fotografia movida pela beleza do contato humano, conduz a uma poética que realça em cada foto, em cada ângulo, fragmentos de humanidade e empatia, compondo um mosaico imagético sensível, denso.

Na segunda parte, André faz emergir os personagens de sua jornada por consultórios, centros cirúrgicos, corredores, laboratórios e vãos do Hospital de Base. E então a narrativa ganha vozes, relatos verbais que dilatam a linha do tempo, evocando passado e futuro de pessoas reconhecidas em seus campos de atuação, como médicos, pesquisadores, enfermeiros e também anônimos dignos de deixarem registradas suas trajetórias de busca e superação. Da enfermeira que percorre hospitais para convencer famílias a doarem órgãos dos entes queridos, a doutores que venceram a pobreza e a falta de acesso para se colocarem no topo de serviços médicos de excelência, até a jovem que cursou uma universidade dentro do hospital, enquanto a mãe se submetia à dura rotina das sessões de hemodiálise. Histórias, enfim, que se imbricam e transitam por enredos tão familiares quanto insólitos.

Mergulhar na verdade desses relatos e na potência das imagens para compreender os caminhos que levam à superação, talvez nos faça mais sensíveis e indulgentes como o que realmente somos: humanos.

O Livro é histórico e será entregue aos parceiros e empresas do bem do Hospital de Base.

 

LANÇAMENTO

O livro Superações será lançado em 09 de novembro no Hall dos elevadores do Hospital de Base junto com a abertura da exposição. Junto ao lançamento, haverá um bate-papo com o André François, Paula Poleto e participantes do livro que falarão sobre os bastidores e de todo o processo de reunir essas fotos e histórias delicadas de forma sensível e respeitosa e sobre a humanização dentro do maior complexo de saúde do estado de São Paulo e segundo maior produtor SUS do Brasil.

Superações conta com um projeto de acessibilidade com um webapp disponível onde o usuário pode ter acesso à audiodescrição, libras e descrição de textos. A exposição contará também com uma mesa tátil, que permite uma experiência sensorial para as pessoas cegas.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro e abertura da exposição Superações

Local: Hall dos Elevadores - Hospital de Base

Data: 09/11 (quinta-feira)

Horário: das 10h às 13h

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544 - Vila Sao Jose, São José do Rio Preto - SP, 15090- 000

ENTRADA GRATUITA

Exposição em cartaz até dia 31/11

Local: Hospital de Base

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5544 - Vila São Jose, São José do Rio Preto - SP, 15090- 000

 

Sobre André François

André François é um fotógrafo brasileiro, empreendedor social, autor de 9 livros e que há mais de 30 anos realiza documentários fotográficos pelo Brasil e pelo mundo. Em 1995, fundou a ImageMagica, ONG que desenvolve projetos de impacto social em todo o país. Desde 2006, André realiza um amplo registro fotográfico na área da saúde, tendo visitado centenas de hospitais de instituições de saúde no Brasil e no mundo.

André é reconhecido e premiado por diversas organizações brasileiras e internacionais, como Prêmio Empreendedor Social, organizado pelo jornal da Folha de S.Paulo em conjunto com a Fundação Schwab, Coleção Pirelli-Masp, Fundação Conrado Wessel, Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Médicos Sem Fronteiras, entre ou tras.

 

Inspira Cultural

A Inspira Cultural realiza projetos culturais e educacionais com foco nas artes visuais e entretenimento. A empresa já levou oficinas de fotografia para diversas instituições públicas do país a fim de promover a reflexão sobre temas relevantes por meio do uso da imagem.

 

Facchini

Fundada em 1950. Desenvolvimento, produção e distribuição de implementos rodoviários para todos os segmentos de transportes nas categorias pesados, médios e leves. Dez fábricas com linhas integradas. Vinte e nove distribuidores no Brasil e nove distribuidores no exterior


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >