Livro mostra histórias de superação vividas no HCM e HB - Hospital da Criança e Maternidade

Livro mostra histórias de superação vividas no HCM e HB

10/11/2023

 

O fotógrafo brasileiro André François lançou nesta quinta-feira, 09, o livro e a exposição fotográfica Superações, que retrata histórias de superação de pacientes e profissionais do Hospital de Base e do Hospital de Criança e Maternidade (HCM). A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Inspira Cultural, por meio da Lei Rouanet, em parceria com ONG ImageMagica e apoio da Facchini.

O ato de cuidar é a representação da humanidade existente dentro das duas unidades do commplexo hospitalar da Funfarme. É a partir da força da conexão humana entre pacientes, acompanhantes, familiares e equipe de saúde somada com uma grande estrutura especialista em casos de alta complexidade que o HB e o HCM encorajam milhares de pessoas a seguirem seus tratamentos e continuarem suas jornadas em busca pela recuperação e cura.

Inspirado pelos temas relacionados à saúde há 17 anos, o fotógrafo André François percorreu os corredores do HB e do HCM registrando trajetórias e sentimentos de quem cuida e de quem é cuidado. O trabalho desnuda a realidade de várias pessoas que passam pelo atendimento público no hospital e vivem momentos mistos: ora de alegria e conforto, ora de angustia e dor.

“Superações é um livro que veio para mostrar o incrível trabalho que as instituições já fazem. Eu sei que possuem pesquisas e números que mostram isso, mas contar a história de um paciente ou de um médico faz toda a diferença para as pessoas realmente entendam o que acontece dentro dos hospitais”, diz o fotógrafo.

Além da exposição e livro físico, o projeto Superações traz no hall dos elevadores do HB uma exposição acessível com mesa tátil, libras, opção de audiodescrição e um QR Code que permite acessar depoimentos em vídeo dos entrevistados no livro. 

As histórias retratadas pelo fotógrafo revelam a importância da dedicação e do cuidado humano no processo de levar esperança aos pacientes até a conquista da superação. A diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco, diz que a humanização é a chave fundamental nesse processo. “O coração de uma empresa são as pessoas e o André conseguiu trazer isso no livro. Superações é justamente o que vivemos todos os dias no hospital, que é o resultado da nossa busca em levar uma saúde de excelência e humanizada para nossos pacientes”.

Resultado desse trabalho de humanização é a quantidade de relatos de superação vividas dentro do Hospital de Base todos os dias, como as registradas no livro. O Diretor Executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, fala que ver as histórias de sucesso retratadas no livro é emocionante para o Hospital. “É o registro do trabalho que a gente tem feito na instituição ao longo dos últimos 20 anos, que é humanizar um sistema de saúde. Nós entendemos que não basta trazer apenas tecnologia, nós buscamos que trazer pessoas humanizadas, respeitar e tratar bem os nossos pacientes”, diz.
Dr. Antônio Soares Souza, diretor administrativo do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto, conta que o livro traz um entendimento mais amplo do que é uma superação. “Nem sempre a superação é a cura absoluta, mas sim conseguir passar por um período difícil, tirar a dor e viver de uma maneira melhor, e essa é a missão do Hospital. Através desse livro o André pôde documentar momentos e evidenciar o nosso dia a dia de prestar esse serviço à população”, diz. 
A fonoaudióloga Dr. Arianny Cintia de Souza Costa, uma das profissionais que compartilhou sua história de superação, conta que o livro permitiu relembrar de histórias e casos que tiveram um impacto também em sua própria história pessoal. “O livro traz um olhar diferenciado para a questão da humanização, pensando no olhar que o profissional deve ter para ele mesmo. Porque, apesar de estarmos aqui cuidando de vidas, nós também temos histórias e superações próprias, que se misturam com as histórias de pacientes. Então foi um trabalho emocionante”. 

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO SUPERAÇÕES
Entrada gratuita
Local: até 31 de novembro no Hall dos Elevadores do Hospital de Base


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >