Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de saúde a jovens adultos, alerta especialista da Funfarme - Hospital da Criança e Maternidade

Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de saúde a jovens adultos, alerta especialista da Funfarme

03/06/2021

O dia 3 de junho, quinta, chama atenção da população para a Conscientização da Obesidade Infantil. A data foi estipulada principalmente por causa de uma explosão de novos casos no Brasil, entre crianças de 5 a 9 anos, nos últimos 30 anos. De acordo com um comparativo feito entre a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição/PNSN de 1989 e a Pesquisa de Orçamentos Familiares feita entre 2008-2009, a frequência de sobrepeso nesta faixa etária aumentou, aproximadamente, de 9% para 33%, ou seja, os casos praticamente quadruplicaram.

O médico endocrinologista pediátrico do Ambulatório de Especialidades da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, Funfarme, Dr. Sebastião Camargo Schmidt Neto, o estilo de vida com o aumento do tempo das crianças diante as telas, por exemplo, e o próprio isolamento da pandemia, levou às crianças a comerem mais e praticar menos atividades físicas.

“Existem duas modalidades de atividades que as crianças costumam praticar, as programadas e as não-programadas. Isto quer dizer, natação, futebol, artes marciais, balé e etc são aquelas que têm dia e hora para acontecer. Já as não-programadas, correspondem àquelas brincadeiras de rua, pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pega-bandeira e etc. Ambas as práticas decaíram muito ao longo dos anos, pois foram substituídas por videogames, tablets e celulares, as famílias se isolaram mais por insegurança nas ruas e assim por diante”, explica o endocrinologista.

Outro problema relatado pelo especialista é a mudança de estilo de vida e alimentação ultraprocessada. “O ritmo das famílias mudou e, com isso, a forma como pais e filhos relacionam-se com a comida e com as atividades diárias também. Tudo tornou-se muito rápido para dar tempo de cumprir com as agendas e etc. Para a medicina e a saúde pública, a obesidade infantil e todos estes fatores podem sobrecarregar o sistema de saúde em duas décadas, já que as crianças de hoje, provavelmente, desenvolverão muitas comorbidades”, ressalta Dr. Sebastião Schmidt Neto.

Para evitar este tipo de problema ou combatê-lo, o médico sugere uma união entre todos os familiares para uma mudança de hábitos. “Não existem culpados. É importante é criar este ambiente harmonioso, em que todos têm o mesmo objetivo. O primeiro passo é identificar o problema e neste momento o médico pode te ajudar. Além disso, mudar hábitos alimentares e incentivar atividades físicas podem ajudar a diminuir o sobrepeso, evitando possíveis problemas de saúde”, aconselha o médico.

Somente no Ambulatório de Especialidades da Funfarme foram 539 pacientes atendidos, com idade entre 0 e 16 anos, para obesidade infantil, entre 2018 e 2020. O endocrinologista pontua, por fim, que “atendemos menos em anos de pandemia para assegurarmos as medidas de proteção contra o coronavírus. Nosso maior receio tem sido justamente esta crise sanitária mundial, já que o isolamento reforçou ainda mais o sedentarismo. O quanto antes esta mudança começar as mudanças no estilo de vida, melhor será. Assim, não pagaremos para ver”.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >