Evento ‘Policiais Contra o Câncer’, realizado nesta quinta-feira, 23, marcou o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
Aos 16 anos, Maria Vitória Cerqueira teve de deixar a vida escolar de lado para se dedicar ao tratamento de osteossarcoma – um tumor maligno ósseo frequente na infância e adolescência. Há seis meses, frequenta o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, onde já passou por cirurgia e faz quimioterapia. Mas na manhã desta quinta-feira (23), a rotina de tratamento foi bem diferente e Maria Vitória foi surpreendida com a presença de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), viaturas e motocicletas operacionais, além de voluntários “transformados” em super-heróis.
Assim como Maria Vitória, outros pacientes do setor de Oncologia Pediátrica do HCM participaram da ação “Policiais Contra o Câncer”, que aconteceu no pátio do hospital para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado todo dia 23 de novembro. O câncer infantil é a principal causa de morte entre pessoas de 1 e 19 anos, no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 7.930 casos de câncer infanto-juvenil serão diagnosticados no país apenas neste ano. No HCM são diagnosticados, em média, 50 casos novos por ano.
“Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas. Quando a doença é detectada precocemente, a chance de cura pode chegar entre 80% e 85%”, diz a enfermeira Priscila Sonego Nobre, supervisora de enfermagem do setor de Oncologia Pediátrica do HCM. “Quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o prognóstico e as chances de cura”, afirma.
Depois de conhecer a viatura, ganhar bandanas com o logo da PRF e lanche oferecido pela Concessionária Triunfo Transbrasiliana, as crianças se divertiram ao raspar o cabelo dos policiais. Maria Vitória foi a responsável pelo “novo visual” do agente Flávio Catarucci, do setor de comunicação da PRF.
“Este é um ato de empatia e solidariedade da Polícia Rodoviária Federal com as crianças que estão em tratamento contra o câncer. O evento ‘Policiais Contra o Câncer’ é realizado pela PRF em todo o Brasil. Em Rio Preto, pelo segundo ano estamos no HCM. A primeira vez foi em 2014”, destaca Catarucci.
Oncologia Pediátrica do HCM
Com 10 anos de inauguração, o HCM é referência em oncologia pediátrica, entre outros serviços especializados em pediatria e em obstetrícia no Estado de São Paulo. O hospital, que pertence ao complexo hospitalar da Funfarme, reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 80% do total. O hospital é referência também para pacientes da saúde suplementar (planos de saúde) e particulares.
O setor de Oncologia Pediátrica do HCM conta com atendimento ambulatorial e hospitalar exclusivos para quimioterapia, radioterapia, neurocirurgia oncológica, cirurgia pediátrica oncológica, transplante de medula óssea e cuidados paliativos.
Tumores mais comuns na infância:
- Leucemia
- Tumor do sistema nervoso central (atinge o cérebro e a medula espinhal)
- Linfomas
- Neuroblastomas