O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), vinculado ao Banco de Leite Humano de Rio Preto, recebeu um certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19. O documento foi entregue pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rblh – BR), que classificou o trabalho realizado pelo serviço como excelente.
Para receber este certificado, a Rede Brasileira levou em consideração a manutenção das atividades desenvolvidas no período pandêmico, como a assistência ao aleitamento materno e os processos de doação de leite.
“Isso é muito gratificante pra gente, pois nossos bebês prematuros, que estão internados na UTI Neonatal, precisam muito das doações de leite humano. Então a gente faz esse serviço com muito amor”, disse Eliana Gradella, auxiliar de enfermagem do Posto de Coleta do HCM.
Recorde
O Posto de Coleta de Leite Humano do HCM foi criado em 2014. Mesmo com a pandemia, a unidade se destacou na quantidade de doações. Em média são coletados 12 litros por mês, mas nos meses de Junho e Agosto de 2021, as coletas atingiram seu maior índice, 19 litros e 17 litros respectivamente. Até novembro deste ano, o posto já coletou 205 litros de leite humano.