A diabetes gestacional é uma das maiores preocupações quando o assunto é gravidez, afetando mais de 30% das gestações no Brasil. A condição não apresenta sintomas evidentes, sendo detectada através de alterações em exames e, principalmente, no peso do bebê durante ultrassons.
"A diabetes gestacional é decorrente de alterações metabólicas, após o desenvolvimento da placenta e o aumento dos hormônios circulantes na gestação", esclarece o ginecologista obstetra do HCM, Dr. Fabrício De Freitas.
Mulheres com histórico familiar de diabetes, obesidade, ganho excessivo de peso durante a gravidez e aquelas que engravidam após os 35 anos estão mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença. Dr. Fabrício destaca a importância de bons hábitos de vida, controle de peso, alimentação saudável e atividade física como medidas preventivas. "O acompanhamento de pré-natal e a realização de todos os exames também são fundamentais para o diagnóstico precoce da diabetes gestacional.”
Para as gestantes, o alerta é claro. Cuidados atentos e um pré-natal abrangente são a chave para uma gestação saudável, afastando os riscos associados à diabetes gestacional.
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, possui uma equipe especializada para atender gestantes e fornecer todos os cuidados para uma gestação saudável.