Superintendente da Funfarme é homenageada pelo governo do Estado - Hospital da Criança e Maternidade

Superintendente da Funfarme é homenageada pelo governo do Estado

31/10/2023

Os mais de 8.000 colaboradores do complexo hospitalar da Funfarme, assim como os profissionais de saúde do Estado, foram homenageados pelo Governo de São Paulo pelo empenho e total dedicação durante a pandemia da Covid-19. O gesto de reconhecimento aconteceu, nesta segunda-feira (30), ao final do primeiro dia do Simpósio Internacional “35 anos do SUS – SP”, em comemoração ao mês de aniversário do Sistema Único de Saúde, o maior do mundo. 

A enfermeira Maria Regina Lourenço Jabur, superintendente administrativa da Funfarme, foi um dos dois profissionais que receberam a homenagem do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Eleuses Paiva, em nome dos milhares de profissionais de saúde da região Noroeste do Estado. A outra homenageada foi a enfermeira Rosemeire Aparecida de Queiroz Baião, do Lar São Francisco de Assis, de Jaci.

“Nós consideramos esta homenagem como o reconhecimento do governo estadual e, portanto, da sociedade, à total entrega e devoção de todos os profissionais de saúde no enfrentamento a esta que foi uma das maiores pandemias da nossa história”, afirmou Maria Regina. Até 21 de outubro passado, mais de 706 mil pessoas haviam morrido e o Ministério da Saúde havia contabilizado quase 38 milhões de casos da Covid-19. 

Maria Regina coordenou o Comitê de Crise da Funfarme, que definiu e implementou todas as diretrizes de atendimento, fluxos, contratações e abertura de leitos na instituição e integrou também o comitê regional de enfrentamento da Covid-19. 

Ao ser escolhida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS XV) para representar os colegas da Saúde, a superintendente administrativa da Funfarme entende ser também o reconhecimento ao protagonismo do complexo formado pelo Hospital de Base (HB), de Rio Preto, e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) durante a pandemia.

A instituição, que já era grande, tornou-se ainda maior e ganhou musculatura para poder enfrentar o enorme desafio. Durante a pandemia, o HB ganhou mais 183 leitos de UTI adulto e 173 leitos de enfermaria e o HCM, 14 leitos de UTI pediátrica. Diante desta maior estrutura hospitalar, a Fundação contratou mais 750 profissionais, um aumento de quase 10% em seu quadro de colaboradores.

“Desde o início da pandemia, a Funfarme compreendeu que, como segundo maior complexo hospitalar do Estado, teria que ter um papel relevante, ser parceira da Secretaria de Saúde do Estado, das cidades e da população da nossa região”, declarou Maria Regina.

Ciente desta responsabilidade, a Fundação auxiliou o DRS XV a realizar várias capacitações das equipes da atenção básica, inclusive de atendimento de gestantes, e treinamentos de profissionais dos hospitais e demais instituições da região Noroeste do Estado e auxiliando os municípios a organizar os fluxos de atendimento à população. 

As ações de prevenção e combate ao vírus, como não poderia ser diferente, começaram dentro do complexo hospitalar. Além de toda definição de fluxo, unidades de atendimento, protocolos de segurança, foi criado o centro de monitoramento dos colaboradores, onde diariamente era feito contato com os que positivam para Covid-19 para controle e intervenção rápida em caso de agravamento. Mais de 2.400 colaboradores monitorados. 

Ao todo, 8.553 pacientes foram diagnosticados com Covid-19 e passaram por tratamento no HB, durante 905 dias, desde o primeiro caso de internação, no dia 25 de março de 2020, até o dia 16 de setembro de 2022, quando foi zerada a ocupação de pacientes vítimas do vírus no complexo hospitalar.

Durante a pandemia, o Hospital de Base recebeu o selo Covid Free Excelente em reconhecimento às boas práticas preventivas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando que a instituição possui ambiente seguro, que segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos nos manuais da certificação.
O complexo hospitalar da Funfarme teve também papel relevante no campo das pesquisas voltadas ao enfrentamento da covid-19 através do Centro Integrado de Pesquisas (CIP), do Hospital de Base, considerado um dos maiores da América Latina.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >