Após 67 dias internada, a pequena Maria Fernanda, de 11 anos, teve alta hoje (24) do Hospital da Criança e Maternidade, de São José do Rio Preto. A cirurgia da menina foi realizada no dia 2 de junho, marca do nono transplante de coração infantil do HCM.
Mafer, como é chamada pela família, foi diagnosticada com cardiomiopatia restritiva e hipertrófica, doença que faz a parede do coração ficarem rígidas, impedindo-o de encher de sangue de forma adequada.
Dr. Ulisses Crotti, juntamente com sua equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM viajou para captar o órgão no Hospital Municipal de Sorocaba. O procedimento de transporte, captação e transplante durou cerca de três horas.
O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula.
São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado.