Uma nova esperanças a bebês do SUS - Hospital da Criança e Maternidade

Uma nova esperanças a bebês do SUS

25/01/2018

O Centro Interdepartamental de Medicina Fetal (Cimefe) do HCM passa a oferecer a pacientes do SUS, a partir de janeiro, nova técnica cirúrgica chamada de fetoscopia, minimamente invasiva e inédita na região, que pode salvar vidas de bebês durante gestação de alto risco. O procedimento consiste em, por meio de uma câmera, alcançar o útero da paciente e, assim, cauterizar vasos, tumores e outros problemas que se apresentem ao bom desenvolvimento da gravidez.

O primeiro procedimento deste tipo a ser realizados no HCM foi feito pelo médico especialista em medicina fetal, Dr. Gustavo Henrique de Oliveira, no dia 11 de janeiro, e ajudou à Íris Fernanda Pinto Oliveira Andrade a ter uma gestação saudável. Íris ficou grávida de gêmeos, mas apenas um dos bebês desenvolveu-se sadiamente, enquanto o outro se tornou uma espécie de tumor que acabava roubando sangue do bebê sadio.

Para evitar que o feto sadio morresse, Dr. Gustavo usou a fetoscopia para cauterizar vasos que ligavam o tumor ao bebê, permitindo que a quantidade de sangue que chega à criança fosse a correta para o bom desenvolvimento da gravidez.

“O mais importante é garantir que a paciente tenha uma gravidez saudável e que o bebê desenvolva-se dentro do esperado. A fetoscopia proporciona, também, à gestante uma recuperação muito rápida, pois para o procedimento só é necessário um corte de 4mm na barriga”, explica Dr. Gustavo Oliveira.

Íris Fernanda veio, no dia 24 de janeiro, ver como está sua filha, a Kariny Rebeca. Por recomendação médica, toda semana ela passa por um ultrassom para conferir o desenvolvimento da pequena Kariny. “O tempo todo fui tranquilizada pela equipe da Medicina Fetal. Agora que passaram as contrações, com a certeza de que minha irá se desenvolver bem e que dentro de algumas semanas poderei segurá-la em meus braços, não poderia estar mais feliz”, afirma aliviada, Íris Fernanda.

Dr. Gustavo foi estudar a técnica em Barcelona em 2005 e complementou os estudos em 2015, nos Estados Unidos. A partir deste ano, com toda infraestrutura da instituição e com a aquisição de um aparelho para esta técnica, o HCM torna o procedimento padrão para pacientes do SUS que necessitem da cirurgia para dar continuidade a uma gravidez saudável. “Este foi o primeiro caso do Hospital, mas pode ser usado em diversas outras condições da gravidez de alto risco. Só trará benefícios às nossas pacientes.”, ressalta o médico.


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >