Em momentos nos quais a saúde inspira cuidados extremos, dispor de um hospital com UTI (unidade de tratamento intensivo) por perto traz muita tranquilidade não só para o paciente como também para familiares e amigos. Os mais de 1 milhão e 700 mil moradores de 102 municípios da região que sentem este alento por contar com o Hospital de Base de Rio Preto (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) a seu lado, agora recebem mais uma ótima notícia. As UTIs dos dois hospitais conquistaram, mais uma vez, certificações nacionais de excelência que atestam a eficiência, a qualidade e a segurança do atendimento, com indicadores que se destacam entre 2.000 unidades de todo o país.
Atestar a qualidades das UTIs do HB e do HCM é muito importante, sobretudo considerando que as unidades acolhem milhares de pessoas todos os anos. Somente no ano passado, foram 7.760 internações nas unidades de tratamento intensivo dos hospitais do complexo Funfarme.
As certificações foram concedidas pela empresa Epimed Solutions, com validação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). A Epimed possui a plataforma que reúne e analisa os indicadores de desempenho de UTIs de 750 hospitais brasileiros, dentre os quais, os maiores do país.
Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, fundação mantenedora do HB e HCM, afirma que receber mais uma vez as certificações representa muito para as equipes multiprofissionais das unidades e toda a instituição. “Oferecer o melhor atendimento possível e restabelecer a saúde das pessoas é a razão da existência do Hospital de Base, do Hospital da Criança e Maternidade e todo nosso complexo. Estas certificações sinalizam que estamos no caminho certo”, declara Dr. Jorge Fares.
Para certificar o hospital, a Epimed avalia, com bastante critério, a assistência oferecida aos pacientes, com indicadores importantes como índice de infecção hospitalar e mortalidade na unidade, menor tempo de permanência do paciente internado, além da eficiência em gestão e processos, resultando em melhor alocação de recursos.
“Todos os profissionais ficam muito felizes por ver que o trabalho na UTI evolui, em benefício dos pacientes”, afirma Dra. Suzana Lobo, coordenadora do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital de Base, que faz questão de destacar que as certificações são resultado do empenho e comprometimento de todas as equipes multidisciplinares, que reúnem médicos e profissionais de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras áreas da saúde.
“As certificações são mais uma demonstração de que somos um dos melhores complexos hospitalares do Brasil, o que fica transparente para a população. Além de conseguirmos oferecer a melhor assistência e cuidados, o fazemos alocando melhor recursos, reduzindo custos. Isso é muito importante, sobretudo diante da escassez de verbas à saúde”, pontua Dra. Suzana.